Inscrições abertas para curso online sobre resíduos sólidos urbanos e educação ambiental

with Nenhum comentário

A atividade é uma iniciativa do programa Sustentar, fruto de parceria entre Alunorte, Albras e Prefeitura de Barcarena. As inscrições são gratuitas.

O programa Sustentar iniciou, em 28 de abril, as inscrições para o curso de educação à distância sobre “Resíduos sólidos urbanos e educação ambiental”. São 100 vagas ofertadas para esta atividade, que busca contribuir com a formação de professores da rede municipal de ensino, técnicos e gestores públicos e comunidade. O objetivo do curso é trabalhar temas como a gestão de resíduos sólidos do município de Barcarena, a legislação ambiental em vigor, e o compartilhamento de boas práticas de gestão e de educação ambiental. As inscrições são gratuitas e se encerram no dia 12 de maio.

Uma parceria entre Alunorte, Albras e Prefeitura de Barcarena, iniciada em março de 2018, o Sustentar visa dar suporte à implantação da gestão de resíduos sólidos do município. O programa prevê a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, a utilização da educação ambiental como uma política pública estruturante e a implantação de uma unidade de triagem de resíduos recicláveis, que terá capacidade para processar 40% dos resíduos recicláveis coletados em Barcarena e taxa de triagem de 280 toneladas por mês.

Neste curso online, será abordada, por exemplo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os deveres e direitos atribuídos aos diversos atores sociais e a relação do modelo socioprodutivo com a geração de resíduos. Os participantes também serão convidados a refletir sobre um dos principais protagonistas da cadeia reversa de resíduos – os catadores de materiais recicláveis – e a conhecer e explorar ferramentas, recursos e dinâmicas educomunicativas para multiplicação de conhecimentos em educação ambiental.

A formação tem carga horária de 20 horas e contará com tutoria de uma equipe preparada para acompanhar os participantes nas atividades. O período do curso será de 18 de maio a 18 de junho. Semanalmente, as aulas interativas terão transmissão online nas mídias sociais do Programa. Ao final do curso, serão emitidos os certificados de participação.

Serviço: As inscrições são realizadas no site do Programa Sustentar (www.programasustentar.com). Mais informações: (91) 99279-4213 e peasustentar@draxos.com.

Compartilhe